Encontro – Dia Nacional da Poesia

DSC02286

Vivenciando o Dia Nacional da Poesia, o Colégio Projeção realizou, nesta terça-feira (17), um encontro com a escritora Luciene Freitas, vitoriense de coração. A data é comemorado no dia 14 de março, em homenagem ao nascimento de um dos maiores poetas brasileiros: Castro Alves.

A escritora Luciene Freitas contou sua história de vida, explicou os tipos de poemas, recitou poesias e significado do nome dos seus 16 livros publicados para os alunos do 9º ano, do Ensino Fundamental II, do Colégio Projeção. O primeiro livro publicado da escritora foi em 1995, “Explosão”, pela editora Scortecci, de São Paulo.

Natural de Caruaru – PE, foi morar em Brejo da Madre de Deus, logo quando criança. Ali, no primário, os professores estimulavam a criação de texto, crônica e redação. Na adolescência mudou-se para Vitória de Santo Antão, quando estudou no Colégio Municipal 3 de agosto, sendo a aluna laureada da turma, ganhando uma cadeira prêmio. Com a comenda, ingressou na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, como professora efetiva, em 1967. Iniciando sua carreira na Escola Mínima Dois Leões, no município de Pombos.

Formou-se em Letras, em 1972. Na primeira turma, da Faculdade de Formação de Professores da Vitória, atual Faintvisa. Trabalhou a vida inteira como professora. Gostando de ler e conhecer outros mundos através da leitura. Posteriormente, transferiu-se para a Escola Estadual João Cleofas de Oliveira, em Vitória. E, na década de 90, foi morar no Recife, passando a ensinar na Escola João Bezerra, em Brasília Teimosa.

Retornou a morar em Vitória quando aposentou em 1999. Dedicando seu tempo para ler e escrever. “Sempre tenho vontade de aprender mais, quando sabemos muitas coisas, teremos mais opções para a vida”, afirma Luciene.

DSC02293

Tem trabalhos publicados em jornais e revistas de Portugal, Argentina e Itália. Está presente em antologias, livros, revistas, jornais, blogs e sites. Formação em Letras, com Pós Graduação em Língua Portuguesa. Além de cursos complementares na língua inglesa, no Brasil e na Universidade do Sul da Flórida.

Sócia da União Brasileira de Escritores – UBE / PE. Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão / PE. Academia de Letras e Artes do Nordeste / ALANE. Academia Vitoriense de Letras Artes e Ciência – Vitória / PE. Grupo Literário Celina de Holanda. Presidente Pro tempore da Academia de Letras do Brasil/Seccional Pernambuco. Membro, correspondente, da International Writers and Artists Association, IWA, USA. Academia Irajaense de Letras e Artes – AILA – Irajá / RJ. Academia Momento Lítero Cultural – Porto Velho / RO. Accademia Internazionale Il Convivio. Sicilia / Italia. Além de Senadora-Conselheirao Cultural Estadual / PE – Brasil pelo MOVIMENTO UNIÃO CULTURAL. Taubaté-SP.

DSC02267
Livros publicados:

Explosão, poesias, 1995.
A Dança da Vida, parábolas e contos, 1996 e 1997.
Mil Flores, poesias, 1999;
O Sorriso e o Olhar, parábolas, contos e crônicas 2001.
 Meu Caminho, reflexões, 2002.
Uma Guerreira no Tempo, pesquisa, 2003.
Viagem dos Saltimbancos Escritores Pelos Recantos do Nordeste, cordel.2003.
Mergulho Profundo, 264 pensamentos filosóficos, 2004.
Brincando Só, poesias. Vol. I – 2005.
Brincando de faz de Conta, poesias, Vol. II – 2007.
O Espelho do Tempo, romance. 2006.
Sob a Ótica das Meninas, contos. 2007.
Que não me roubem os Sonhos, poesias. 2008.
Profundidade Azul, histórias extraordinárias. 2010.
Brincando com Flores, poesias. Vol. III; 2011.
Liberdade Amordaçada, romance, 2012.
Brincando com Água, poesias, Vol. IV. 2013.
Premiações:

Uma Guerreira no Tempo – Menção Honrosa, Prêmio Antônio de Brito Alves, da Academia Pernambucana de Letras, em 2005. Transcrito para o Braille pelo Setor Braille da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco em 2012.
Brincando Só – editado em Braille, em 2008, pelo Setor Braille da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco.
Profundidade Azul – Prêmio, Vânia Souto Carvalho, de Ficção, pela Academia Pernambucana de Letras, em 2009.
O Espelho do Tempo – Prêmio Dulce Chacon, Escritora Nordestina. Academia Pernambucana de Letras. 2010. Premio Poesia Prosa e Arti Figurative 2011, segundo lugar, livro estrangeiro, publicado. Sicília/Itália.
Liberdade Amordaçada – Prêmio Dulce Chacon, Escritora Nordestina. Academia Pernambucana de Letras. 2012. Premio Poesia Prosa e Arti Figurative 2012, segundo lugar, livro estrangeiro, publicado. Sicília/Itália.
Cântico ao Sol – poema. Prêmio Josepha Máximo. Segundo lugar. União Brasileira de Escritores. 12-08-2006.
Soneto do Desejo – Prêmio Literário Mar de Letras. Terceiro lugar. Sapere Editora / Rio de Janeiro / 2011
Publicações Especiais:

– Crítica Literária, (Humberto Del Maestro. Vitória/ES. 2001).
– Floradas Outonais, (Resenha Crítica, Francisco de Assis Nascimento. Goiânia/GO). 2003.
– Endereçário Cultural, da Sociedade de Cultura Latina de Santa Catarina (SCL-SC e Revista Lítero-Cultural A Figueira. Org. Abel Beatriz Pereira. Florianópolis / SC. 1999.
– Enciclopédia Literária Escritores do Ano 2000, (Jair Pedroso da Silveira – Editora Koinonia Sul. Casca / RS).
– Anuário de Escritores 2001. São Paulo/SP.
– Galeria Brasil 2010 – Edição Especial – Guia de Escritores Contemporâneos. Grupo Editorial Celeiro de Escritores. São Paulo / SP.
– Dicionário de Mulheres, II edição. Org. por Hilda Agnes Hübner Flores. Florianópolis/SC. 2011.
Láureas:

Doutora Honoris Causa em filosofia Univérsica – Ph.I. ‘Filósofa Imortal’ por força de sua expressão literária, pela Academia de Letras do Brasil. Brasil, Brasília / DF. 11-10-2012.
Diploma e Troféu de ‘Mulher Valorosa do Brasil’ pela Academia de Letras e Artes do Nordeste, Núcleo de Alagoas. Maceió, 28-01-2008.
Láurea Lítero – Cultural Honoris Causa Literata Neusa Judith “Ninho das Letras” – Rio de Janeiro / RJ. 18-10-2005.
Láurea Francisletras, para o livro Profundidade Azul. Goiânia / Goiás. Abril de 2011.
Por Diêgo Albuquerque