Entrevista com Biólogo Lucas Viegas

Em homenagem ao dia do biólogo, comemorado em 03 de setembro o Colégio Projeção convidou o Biólogo Lucas Viegas Francisco para uma entrevista a fim de aprofundar o conhecimento da comunidade escolar acerca dessa profissão que estuda e investiga todos os aspectos relacionados com a vida, analisando-lhes as causas, as leis, as origens, o desenvolvimento e funcionamento e o relacionamento entre os seres vivos. É a profissão ideal para quem ama a natureza, gosta de pesquisar e observar, é organizado, tem memória apurada e concentração para trabalhar em laboratórios, analisando dados coletados numa pesquisa, por exemplo.

O biólogo:

– realiza estudos e investigações vinculados à vida orgânica, pesquisa no laboratório e em campo.

– estuda os microorganismos, seus efeitos sobre a saúde dos seres vivos e suas aplicações nas indústrias de produtos farmacêuticos.

– estuda os efeitos dos medicamentos em relação às funções fisiológicas humanas.

– trabalha na elaboração, aperfeiçoamento de medicamentos preventivos.

– dedica-se à produção dos soros e antígenos, realiza o controle de produção.

– faz levantamentos epidemiológicos.

– trabalha no diagnóstico laboratorial.

– ensina no ensino fundamental e médio (licenciado)e no Curso Superior (com pós-graduação).

Fonte: http://www.infoescola.com/profissoes/biologo/

ENTREVISTA

Nome Completo: Lucas Viegas Francisco

Formação acadêmica: Bacharel em Ciências Biológicas e Mestre em Ecologia

Instituição de formação: UFPE e UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Ano de formação: Bacharelado em 2009 e mestrado em 2013

Quem ou o que lhe influenciou a optar por fazer Biologia?

R: Sempre tive interesse na natureza das coisas (vivas ou não). O que me influenciou decisivamente a fazer Biologia foi quando tive meu primeiro aquário com plantas e peixes. Conhecer esse microecossistema e os fatores importantes para sua sustentabilidade me fascinaram e foi o que motivou a fazer biologia.

Qual a importância da Biologia para você e para o mundo?

A biologia é a área do conhecimento que estuda a vida. Seres vivos interagem entre si (inclusive nós, humanos) e com o mundo não vivo (chuva, vento, sol…). Estudar a biologia é utilizar-se de diversas disciplinas como Química, Física, Matemática, Economia, Estatística, Astronomia… para entender as interações das diferentes formas de vida, esse é seu papel e sua importância.

O que a Biologia proporciona a sua vida?

A biologia proporciona-me prazer ao trabalhar num verdadeiro hobby, fonte de lazer na maioria das vezes.

Como educar uma criança para que ela se torne um adulto socialmente responsável pelo futuro do planeta?

Exemplo, o exemplo é a melhor forma de educação. Aspectos secundários como sensibilização ambiental (visitas à zoológicos, matadouros, granjas, parques ecológicos…), leitura, dinâmicas de grupo são fortes aliados.

Você tem algum projeto ambiental que gostaria de colocar em prática?

Sim, a ideia é utilizar o exemplo pessoal como fonte de inspiração e mudança de comportamento dos alunos. Com o tempo eles seriam replicadores dessa ideia sustentável.

Para um futuro Biólogo qual conselho você daria?

Para um futuro Biólogo (formando-se no Brasil) eu sugiro duas coisas. Primeiro, procure o que você se identifica. A Biologia é como a Medicina, é impossível ser médico de tudo e, até certo ponto, o mesmo ocorre com a Biologia. Para isso você deve visitar laboratórios, professores e empresas. Essa experiência deve lhe ajudar na escolha da área dentro da Biologia (Ecologia, Genética, Biofísica…). Segundo, procure pós graduações ou empresas onde você possa aprender/trabalhar. Ou seja, não se limite aos conhecimentos adquiridos na faculdade, eles tendem a ser pouco para o que o mercado precisa e você deve estar disposto e perseverante a traçar seu próprio currículo!