I Mostra de Profissões

Amostra-Profissoes

11185708_970677352966620_230831051_n
Algumas pessoas já sabem desde muito cedo o que querem fazer da vida e que carreira e profissão seguir. Contudo, essa não é a realidade para a maioria dos estudantes, muitos chegam ao ponto de não ter ideia sobre qual carreira prestar já na época de inscrições para o vestibular.

O fato é que mesmo os que já tem definido o que anseiam profissionalmente muitas vezes mudam de opinião, largam a faculdade e até o trabalho após formados e enveredam-se em outro vestibular para tentar outra carreira. Não raramente, totalmente diferente da carreira anterior.

São arquitetos que pretendem ser músicos, advogados que querem ser médicos, enfermeiras que pretendem trabalhar na área de informática e até cirurgiões que largam o bisturi para se tornarem administradores.

Mas então, o que fazer para se escolher a profissão correta? Não há fórmula mágica, mas alguns pontos devem ser levados em conta na hora em que você estiver buscando a profissão ideal.

Como Escolher a Profissão?

O Colégio Projeção criou este guia de carreiras para ajudá-lo na escolha de sua profissão. Mais que um guia vocacional, ele lhe ajudará a ver diferentes aspectos que muitas vezes são esquecidos na hora de escolher a profissão. Através deste guia esperamos ajudá-lo a vencer seus medos e escolher a carreira com que você mais se identifica e tem mais chances de lhe satisfazer profissionalmente.

CARREIRA E VOCAÇÕES

É importante saber quais são suas vocações. É fato que com trabalho árduo e muita dedicação todos podem ser bem sucedidos, mas todos possuem vocações distintas que podem ajudar na escolha da carreira. Procure saber quais são suas vocações.

SONHO X REALIDADE

A primeira pergunta que você se deve fazer antes de qualquer escolha é: “O que você espera de sua futura profissão?” Ser bem sucedido? Fazer o que gosta mesmo que ganhe pouco com isso? Viajar o mundo? Ganhar bem?
Quem não sabe pra onde quer ir não chega a lugar nenhum. Escreva o que lhe motiva e veja quais carreiras mais se relacionam com suas características.

MERCADOS SATURADOS

É fato que algumas profissões estão com o mercado saturado de profissionais. Isso não significa que você ficará desempregado depois de se formar, mas pode realmente tornar mais difícil conseguir um bom emprego.

Para resolver esta questão você precisa ponderar sobre os seguintes pontos relativos a uma carreira saturada:
1- Com o mercado saturado fica mais difícil conseguir um bom emprego.
2- É necessário se especializar para poder entrar no mercado.
3- O sucesso profissional pode independer do sucesso financeiro.
4- Muitas vezes é necessário persistência e determinação extra para ser bem sucedido.

PROFISSÕES EM ALTA

Muito se fala sobre as profissões em alta. Profissões da área de informática e telecomunicações, por exemplo, são anunciadas como as profissões do futuro. Contudo, uma profissão estar em ascensão no momento não significa que ela vai estar em alta quando você entrar no mercado de trabalho.

Até você se formar e realmente entrar no mercado de trabalho, muitas coisas podem mudar. Com a grande procura dos estudantes por carreiras ligadas à informática, o mercado tende a futuramente a não estar tão aberto a novos profissionais como atualmente.

Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/155/1/Como-Escolher-sua-Profissao/Paacutegina1.html